segunda-feira, 12 de abril de 2010


Reflexos, Capacidade, Habilidades, Aprendizado ou Repetição?

Uma criança desde seu nascimento tem seus atos de reflexos que seria: agarrar, sugar, mexer os membros proximais, com o seu desenvolvimento motor ela acaba gerando capacidades como: ato visual entre visão e cor, velocidade de reação, sensibilidade sinestésica entre outros, partindo dessas capacidades com base em treinamentos podem gerar uma habilidade, virando uma habilidade podemos dividi-la em várias classificações, entre elas podemos dividi-la por organização da tarefa ( Discretas, atos definidos com inicio e fim bem determinados. Seriadas caracterizados por varias ações discretas para obter um fim. Continuas, ações aonde não determinamos o início e o fim ações repetitivas), classificação pela importância (Cognitiva, controle motor minimizado e controle de decisão maximizado, enfatiza principalmente o saber fazer. Motora controle de decisão minimizado e controle motor maximizado, enfatiza saber principalmente a execução correta.) e a classificação pelo ambiente ( Aberta, um ambiente imprevisível, o individuo tem que se adaptar o movimento de resposta mais o ambiente que está ocorrendo a ação. Fechada, um ambiente previsível, o individuo pode planejar os movimentos com antecedência.) segundo Gallahue ,2005: “O nível de habilidade que os indivíduos conseguem definitivamente alcançar depende da capacidade que trazem consigo para a situação da tarefa e a quantidade e qualidade de suas experiências praticas .”







Depois dessa breve explicação do que são reflexos, capacidades e habilidades, eu poso dizer que elas influenciam e muito na aprendizagem de qualquer ação, sendo assim peguei um vídeo de uma criança dançando movimentos de um clipe chamado Single Ladies(Beyoncé) e pensei “isso foi uma aprendizagem ou só mente uma repetição de movimentos?” pra isso fui atrás do que seria uma aprendizagem “concreta” ou seja uma aprendizagem que não deva haver repetições como produto final, Gallahue ,2005 cita que : “ Processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual em decorrência das interações da experiência, da educação e do treinamento com processo biológico. È um fenômeno no qual a experiência é pré-requisito, o desenvolvimento, em oposição, é um processo que pode ocorrer independente da experiência.”. Ou seja, todo ser humano que nasce é potencialmente obrigado a aprender, e isso corre em toda a sua vida, necessitando claro de estímulos sendo eles externos ou internos. Pensando no vídeo eu pude notar que a musica e a coreografia juntas, são um estímulo externo (motivação) para aprender, e juntamente com clipe essa criança que está na faixa etária de 02 a 03 anos (segunda infância) tem necessidade de aprender, pois essa época é ideal que a criança desenvolva e refine grandes números de tarefas motoras, nessa idade de até 03 anos a criança tem que ter atividades que proporcionam o conhecimento do próprio corpo, conhecimento de espaço e a objetos em sua volta, estimulando principalmente o processo de coordenação motora.

Vindo contra esse ponto, fui atrás do que seria um ato de repetição, todo ato de repetição requer que o produto final já esteja pronto, ou seja o individuo só tem que tentar repetir os mesmos movimentos dado, sem que adquire algum objetivo final pra si.

Eu consegui analisar o vídeo de duas formas:

1ª REPETIÇÕES DE MOVIMENTOS:

• No vídeo á um estimulo externo(motivação) e interno(necessidade)

• Repete varias fezes os mesmos movimentos, só que a criança não tem uma habilidade pronta para tais atos.

2ª APRENDIZAGEM NAS REPETIÇÕES DE MOVIMENTOS:

• No vídeo há um estimulo externo(motivação) e interno(necessidade)

• Movimentos da criança são grosseiros, mas na ação do clipe a criança tenta fazer movimentos finos, como o ato de mexer o punho em supinação e pronação, ação essa que ela ainda não consegue fazer com facilidade.

• A criança saltita o tempo todo ao som da musica, assim conhecendo o seu próprio corpo junto com o espaço.

Concluindo, eu quis dizer que a ação é de repetição de movimentos, pois a criança não tem habilidades suficientes nessa faixa etária para conseguir elaborar uma coreografia então ela só repete o que é lhe dado, só que analisando a fundo o vídeo e lendo sobre a segunda infância a criança, tem necessidade de aprender então mesmo repetindo o clipe ela tenta aprender movimentos que ainda não consegue fazer com tanta facilidade, como é o ato do punho, ou ainda, por estimulo da música ela saltita o tempo inteiro que é uma forma de habilidade a ser trabalhada e estimulada nessa época. Resumindo, eu acredito que é uma ação de repetição, só que dentro dessa ação há um inicio de aprendizado nos movimentos.






Um comentário:

  1. Nossa esse vídeo que você postou é muito bom, em todos os sentido, pois dá para analisar realmente a diferença entre aprender e reproduzir, o que é caracteristico dessa faiaxa etária, mas o que também pode acontecer em outras faixas. Muitas vezes quando assistimos ao clipe, tentamos copiar mas sem prewstar a atenção realmente aos detalhes, esse clipe mesmo que passa no vídeo... É algo bem complexo, que para conseguir dançar essa coregrafia requer tempo de treino, ou seja, uma habilidade no ritmo mecânico e individual.

    Obs.: Essa criança é uma fofura!!! Me passa o link depois desse vídeo!!! rsrsrs

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