quinta-feira, 11 de março de 2010

"Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo."(Paulo Coelho)





"O filme é baseado no romance homônimo de F. Scott Fitzgerald, de 1922, e conta a história de Benjamin Button, um homem que nasce como um bebê velho na cidade de New Orleans de 1918, quando a Primeira Guerra está chegando ao fim e misteriosamente começa a rejuvenescer, passando a sofrer as bizarras consequências do fenômeno."


Na idade cronológica de Button, posso dizer que é um tanto quanto “cruel” para ser analisada vista só pela aparência de Benjamin, pois sabemos que a classificação da faixa etária é determinada pela idade cronológica de cada individuo.

Classificação da Idade cronológica

Vida Pré-Natal:

Concepção ao nascimento.

Primeira Infância:

Nascimento Até dois anos.

Infância:

Dois a dez anos.

Adolescência:

Dez aos vintes anos.

Adulto Jovem:

Vinte a quarenta anos.

Meia-idade:

Quarenta a sessenta anos.

Terceira idade:

Sessenta anos ou mais.

Alguns métodos de classificação etária:

Idade Biológica:

Registro do índice do seu progresso em direção a maturidade correspondente à idade cronológica.

Idade Óssea:

Desenvolvimento do esqueleto, onde é determinado através de radiografias dos carpos e metacarpos das mãos.

Idade Dental:

É um meio preciso. Seqüência de aparecimento dos dentes desde pontas até o fechamento das raízes, mensuração da idade da calcificação, mapeamento progressivo dos dentes.

Idade Sexual:

Característica sexual primaria (crescimento dos seios nas mulheres) e secundário (mudança na tonalidade da voz no homem)

No caso de Benjamin Button nem tudo muda, pois quando estava na sua vida pré-natal a sua aparencia estava de um senhor da terceira idade mais isso não siginifca que a sua classificação etaria também seria desta. Então posso dizer que os ossos de Benjamin são como de uma criança de aparencia normal tendo 270 ossos ao nascer e os ossos do cranio são separados como qualquer outro e a ainda permanessem cartilaginosos, os músculos são tão “fortes ou rigidos” como de qualquer outro neném em sua vida pré-natal, o coração e pulmão são menores do que de um adulto e obviamente menos do que uma pessoa na terceira idade como corresponde a sua aparencia, seus sistema nervoso está tão pronto como também de qualquer outro ser nessa faixa etaria, assim sendo Benjamin Button cresce como uma crinaça quase normal o seu peso, altura, porporcções corporais são iguais a de uma criança normal isso vendo de um modo anatomico, pois quanto mais Button crece menos velho ele se torna... na sua aprendizagem de modo geral é tanto Behaviorista ou comportamentalista (uma aprendizagem vista como a aquisição de comportamentos expressos, através de relações mais ou menos mecânicas entre um estimulo e uma resposta, sendo o sujeito relativamente passivo neste processo) pois Benjamin e qualquer recém-nascido na sua vida pré-natal não tem grandes ajudas para haver um processo de aprendizagem, depois de um certo tempo mais ou menos na fase da Adolescência partindo pro Adulto Jovem há também uma motivação da parte do aprendiz assim também tendo uma aprendizagem do estilo cognitivo (aprendizagem entendida como um processo dinâmico de codificação, processamento e recodificação da informação. O estudo da aprendizagem centra-se nos processos cognitivos que permitem estas operações e nas condições contextuais que as facilitam. O individuo é visto como um ser que interage com o meio e é graças a essa interação que aprende.), mais em toda a sua vida existe a aprendizagem Humanista ( aprendizagem baseia-se essencialmente no caráter único e pessoal do sujeito que aprende, em função das suas experiências únicas e pessoais. O sujeito que aprende tem um papel ativo neste processo, mas a aprendizagem é vista muitas vezes como algo espontâneo.) pois apesar de não ser considerado uma criança normal, em toda a sua trajetória o que ele mais quer é aprender a viver do jeito em que todos vivem, assim criando algo espontâneo da parte dele... Mais já vendo o filme com o modelo de Ausubel aonde diz que “aprendizagem pode ocorrer tanto por recepção ou descoberta” creio que Benjamin Button só tem aprendizagem por descoberta, pois nunca passara por uma escola aonde tudo é passado sem nada querer descobrir sozinho como é o caso da recepção.